sexta-feira, 9 de abril de 2010

Produtos vencidos!!!!! Perigo


Meninas, sei q muitas e muitas de vcs não agüentam ver um lançamento e querem comprar e comprar mais...eu não deixo de ser diferente, mas com tantas opções no mercado, acabamos nos excedendo e comprando demasiadamente....e aí depois, nem lugar temos pra guardar tantas coisas e os produtos começam a ficar encostados e alguns até vencem, eu de vez em quando faço uma limpa e olho o prazo de validade, já deixo mais acessível os que estão próximos de vencer para ir usando e qdo vem o final da validade vai pro Lixo...e alguns estão parecendo novos, cheirosinhos, mas sem dó e piedade é hora de dar Tchau...e td vai pro lixo..., essa fotinho é de uns produtos meus q venceram....e vcs o que costumam fazer....?
vejam essa matéria da Revista Saúde é Vital “falando” de produtos vencidos....

Olha o perigo na maquiagem
Que atire o primeiro rímel a mulher que não tem no seu nécessaire um cosmético vencido. E isso, acredite, é um verdadeiro atentado à saúde
A data de validade estampada no rótulo do cosmético indica que já passou da hora de jogá-lo no lixo, sem dó nem piedade. Mas você passa por cima disso. Ou por nem sequer notar que o prazo já se foi ou por puro descaso mesmo diz a si mesma, diante do espelho, que aquela sombra custou os olhos da cara, que a cor do batom vencido é linda e que ainda resta quase metade daquela base. Errado, erradíssimo.

Uma pesquisa realizada por especialistas do Colégio de Optometristas da Grã-Bretanha com 2,5 mil britânicas acima de 16 anos constatou que nove entre dez mulheres usam maquiagem fora da validade. E nesse ponto os especialistas daqui acham que as brasileiras não são nada diferentes das inglesas.

O (mau) costume é arriscado. O contato do produto com ar, pele e mucosas favorece sua contaminação por bactérias e fungos, alerta a dermatologista Dóris Hexsel, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. É por isso que todas as fórmulas contêm substâncias conservantes, justifica o farmacêutico e especialista em tecnologia de cosméticos Emiro Khury, da Associação Brasileira de Cosmetologia.

Mas a quantidade desses ingredientes só garante a integridade do produto até um certo limite de tempo. Ou seja, depois disso o caminho está livre para os microorganismos fazerem a festa no batom, no rímel, na base. O resultado são alergias e infecções, como o sapinho e a conjuntivite, alerta a dermatologista Patrícia Rittes, de São Paulo. Se houver lesão na pele, como uma espinha, o problema provocado por um cosmético vencido pode ser ainda mais grave.

Os cuidados para que a sua maquiagem — ainda que dentro da validade — não seja contaminada:

1. Tampe os produtos e deixe-os longe de locais úmidos ou muito quentes. Ou seja, nada de guardar maquiagem no banheiro.

2. Se um produto não está mais com o estojo intacto, o lugar dele é no lixo.

3. Evite guardar cosméticos soltos na bolsa. Pequenos choques podem quebrar a embalagem e abrir brechas para problemas.

4. Evite o contato direto de qualquer cosmético com os olhos, sobretudo se você usa lentes de contato. Estas, aliás, devem ser colocadas antes da maquiagem.

5. Em hipótese nenhuma durma maquiada. Isso acelera o envelhecimento e aumenta — e muito — os riscos de uma irritação.

6. Só compre produtos de marcas confiáveis. E ponto.

7. Ao primeiro sinal de desconforto, suspenda o uso — mesmo que tenha adquirido o cosmético no mesmo dia!

8. Prefira produtos com proteção solar. Eles servem de escudo para a sua pele e são mais resistentes à degradação provocada pela luz.

9. Em vez de aplicar o produto com os dedos, use uma pazinha ou esponja. Afinal, as unhas costumam esconder micróbios.

10. Não molhe os pincéis das sombras para obter o efeito esfumado. A umidade facilita a proliferação de bactérias.

11. Depois de usar pincel para aplicar o batom, limpe-o com lenço de papel.

12. Lave pincéis e esponjas com sabonete líquido ou xampu uma vez por semana ou de 15 em 15 dias, mas deixe secar bem, de preferência sob o sol. “Se isso não for possível, é melhor usar apetrechos novos”, aconselha Emiro Khury. “E, enquanto se maquia, não os apóie em nenhuma superfície para não contaminá-los.”

13. Observe alterações na aparência, na consistência e no cheiro. Se elas aparecerem, jogue fora mesmo que a maquiagem esteja na validade.

14. Finalmente, prefira as maquiagens em pó, pois as cremosas se contaminam com mais facilidade

Meninas espero que tenha gostado da matéria.....

12 comentários:

  1. isso é uma coisa importante mesmo, as vezes jogamos a caixinha fora e com ela vai a data de validade, um perigo só!

    Bjos,
    Luana

    belasperolas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Alessandra!
    Muito importante esse seu post!
    Mas acho que nós, consumidoras, deveríamos exigir que a validade estivesse no produto, e não só na caixinha, como comentou a Luana!
    Às vezes não temos como saber se o produto está vencido e temos a ilusão de achar que por estar com a cor e o cheiro normal é inofensivo!
    Nunca se sabe, né?! Beijinhosssss

    ResponderExcluir
  3. Sim voces tem razao meninas,se a validade é na caixinha a gente joga fora,e temos mesmo que exigir que venham no potinho,e os que veem no potinho nao sao bem visiveis.
    Valeu o post
    Bjs Charme
    http://charmeuai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oie, eu tb qnd vejo q venceu jogo fora, msm q esteja cheio, pode provocar alguma reação, sei lá.
    estou te seguindo, se puder me siga tb!
    http://moranguinhuemake.blogspot.com
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. sou neurótica quando o assunto é data de validade! hahaha

    ResponderExcluir
  6. Isso de validade na caixinha é horrivel, mas sempre que tenho produtos fora da validade com uma dor no coração jogo-os no lixo. Coincidencia esse post pois, essa semana foram 2 esmaltes e uma sombra que se desepiram de mim
    beijoo, Evelyn!

    ResponderExcluir
  7. foi muito bem lembrado esse assunto. Muitas vezes isso pode passar despercebido mesmo e é um risco. Um dia desses teve até uma matéria, se não me engano, no Fantástico, onde foram tiradas amostras de algumas maquiagens usadas para ver a quantidade de bactérias encontradas em sombras, gloss, pincéis, inclusive, muitos desses itens eram usados por profissionais de salões de beleza... e encontraram estafilococos em praticamente todas as amostras. Um horror!

    ResponderExcluir
  8. Alessandra eu que tenho que fazer uma geral e ver se tenho uns produtinhos vencidos '
    como vc disse "acabamos nos excedendo e comprando demasiadamente"
    o pior q e verdade '

    :S

    Bjão '

    http://espetaculoosa.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Amiga
    amei a matária,eh mt importante termos a consciência do perigo q é usar um produto vencido,essa semana msm me deparei cm um rímel q to em dúvida se estah ou não na validade,pq a data veio na caixinha e eu jogeui fora logo assim q comprei,agora estou cm medo de usá-lo e me fazer mal!
    bjoks

    ResponderExcluir
  10. Luana, Alinoca e Vívian Uai : Verdade, as datas de validade deveriam vir na embalagem dos produtos, já q sempre jogamos fora as caixinhas, vamos começar a ligar e reclamar para as empresas sobre isso....

    Bruna Letícia: Tem q jogar mesmo, fazer o q.....

    Sil: KKKK eu tb sou..muiiito....

    Almanaque Feminino: è menina melhor ter dor no coração do q dar uma reação e agente ficar com ódio..rsrsrsrs...mas dá dó mesmo.....

    Tania Girl : Brigada, e q bom q gostou.....

    Carolina: Vou ver se no site da Globo tem essa matéria.....achei interessante...vou ver.....

    Natália Rodrigues: É menina temos q ser mais comedidas...rsrsrs

    Juh : Amiga, q bom q gostou.....q cruel...se ficar com receio de usar é melhor jogar...rsrsrsr

    bjsss

    ResponderExcluir
  11. gente...isso é muito sério, estou passando por uma crise alérgica e inflamação horrível no couro cabeludo por não ter prestado atenção que um condicionador estava fora do prazo de validade a mais de um ano. Muita atenção!!

    ResponderExcluir

Comenta aí, diga o que achou.......